sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Perguntas e Respostas rápidas:

Selecionei algumas perguntas que todo mundo faz e tem dúvida, para quem não gosta de ler muito. Eu também vou deixar como link ( em azul), os posts relacionados para vocês clicarem e se informarem melhor.
1º) Por que eu tenho bromidrose nas axilas? Eu não sei diante de tudo que li, PORÉM ter um pouco de odor axilar, parece ser normal para quase todas as pessoas, menos para um grupo de pessoas como: coreanos, japoneses, chineses( ALGUNS, NÃO TODOS ESTES), os quais não apresentam o gene ABCC11 dominante clique aqui p/ ver o estudo. Já existem pessoas que possuem a BROMIDROSE axilar ou ano-genital apócrina, que é a produção excessiva de odor.
Além disso, NEM TODAS AS PESSOAS, POSSUEM AS BACTÉRIAS QUE geram odor, clique aqui;
o fator principal, já que  praticamente todos nós possuímos o gene ABCC11 dominante, é a microbiota residente, com prevalência das bactérias que causam odor, já que vc deve ter escutado: “todo mundo tem isso, não é uma doença”.
As causas podem ser diversas, e cada uma se ramifica em mais algumas, que são dependentes de outras, enfim, é algo muito complexo. Pode-se citar:
  • fator genético do gene ABCC11;
  • produção excessiva de suor apócrino (clique para  ver aqui situações que ativam essas glân. que não é o calor! ok!;
  • microbiota axilar residente favorável, com maior presença de Staphylococcus coagulase negativos e Corynebacterium spp; clique aqui;
  • possivelmente, maior densidade de glândulas apócrinas ( elas se localizam na região da derme e ficam ligadas ao folículo do pelo), ou seja, onde tem pelo, tem elas e as sebáceas, que não são sudoríparas.
2º) Excesso de suor pode causar a bromidrose nas axilas? Não, visto que  que causa a bromidrose axilar apócrina, é causada pelas glândulas sudoríparas apócrinas, as quais NÃO PRODUZEM SUOR EXCESSIVO, apenas micro-gotículas de suor clique aqui, o que pode acontecer, é: você tem osmidrose, hiperidrose, que é a superatividade das glândulas sudoríparas écrinas, as quais liberam o suor aquoso em resposta ao calor e a bromidrose, que é o odor excessivo, ou seja: osmidrose.
Suando muito, os poros do pelo se dilatam, o que pode piorar o odor, visto que o suor apócrino sai pelo ducto do pelo. Então o odor vem com o sem suor, talvez aumente de intensidade com o suor.
Suor em resposta ao calor= g. sudorípara écrina= suor aquoso inodoro
Suor em resposta a estímulos adrenérgicos= g.sudorípara apócrina= suor oleoso com leve odor que piora com ação bac.
*2.1) Por que temos glândulas sudoríparas apócrinas? Segundo Spearman, Richard, JStrauss, Kligman, J labows and McGinley, as glândulas sudoríparas apócrinas apenas possuem função FERORMONAL ( que com passar dos anos, é um algo sem utilidade na vida moderna), já que esse odor característico( mesmo sem a ação da microbiota que degrada o suor), alertaria outros da mesma espécie sobre condições de : medo, estresse, chegada da puberdade, etc.
Em vacas, e cavalos, estas mesmas glândulas possuem caráter TERMORREGULADOR, e cobrem todo o pelo, o que em nós é feito pelas g. SUDORÍPARAS ÉCRINAS ( termorreguladoras em alguns primatas).
  • J.S. Strauss and A.M. Kligman, The bacteria responsable for axillary odor I. J. Invest. Dermato. , 27, 61-71 (1956);
  • Spearman, Richard Ian Campbell (1973). O Integument: Um Manual para a biologia da pele.Estrutura e função biológica Books 3 . Arquivo CUP. p. 137. ISBN 9780521200486 .
2.2) * Por que NÃO CONSEGUIMOS SENTIR NOSSO CHEIRO (na maioria das vezes)? essas g. sudoríparas apócrinas, estão distribuídas em grande parte nas axilas e região genital, porém podem ser encontradas em pequenas partes nas: auréolas dos mamilos; região perianal; canal auditivo (modificadas por processo evolutivo); pálpebras e ASAS DA NARINA; sim, nessa última região, também possuímos as glândulas sudoríapas apócrinas. Ao receber estímulos adrenérgicos, estas glândulas liberam o suor apócrino ( lipídios+proteínas+ ferormônios, adrostenóis e androstenonas), em regiões onde elas exitem. Com o passar do tempo, o corpo acostuma-se a sentir o “cheiro do seu corpo” (no início sentirá dor de cabeça kkk), se for desde pequeno já cresce aprendendo kkk.
3º)Como é o processo de formação de odor axilar, ano-genital? essas 2 regiões, possuem as glândulas s. apócrinas, por isso ter odor lá também é normal*. A grosso modo, é o seguinte:
Estímulos(medo,estresse,excitação sexual, ou tudo que dê picos de ADRENALINA)-> mensagem para as apócrinas liberarem o suor gorduroso, por meio de nervos de nervos adrenérgicos(lembre-se disso)-> liberação do sor apócrino no ducto do pelo, e este vem à superfície com: o crescimento do pelo+ excreção do sebo da g. sebácea -> assimilação por bactérias da microbiota residente axilar, que são responsáveis pelo odor= produção de ácido graxos voláteis odoríferos;
4º) Por que sinto minha axila grudenta, e às vezes nem estou muito suado? eu, por exemplo, sinto isso direto, porque não tenho hiperidrose. O suor apócrino é composto de: lipídios+ 10% aproximadamente de proteína+ esteroides ferormonais ver aqui, é o mesmo post anterior. Por sair pelo ducto do pelo, ao contrário da glândula sudorípara écrina, talvez não seja controlável.
5º)Por que o antitranspirante/antiperspirante(a mesma coisa) não bloqueia o suor emocional? 1ª coisa, o DAP antiperspiante contém triclosan e antitranspirante e antiperspirante são a mesma coisa;
Conforme mencionado, o suor apócrino sai pelo ducto do pelo, enquanto o écrino sai diretamente na superfície da pele, conforme o livro “Deodorants and Antiperspirants”. E tamém tem a questão: crescimento de micrômetros do pelo a cada dia, com a expulsão do sebo pela sebácea no mesmo ducto pilo-sebáceo. Isso faz com que o cloridrato de alumínio, qu às vezes nem bloqueia esse ducto, seja lançado à superfície da pele em pouco tempo. clique aqui, tem uma ilustração da pele .
*Detalhe, dependendo do grau do odor, o irgasan/triclosan pode ar certo e dai, o porquê de antperspirante ser diferente do antitranspirante, porém o nome remete à mesma coisa.
6º)Fórmulas de cloreto de alumínio com Triclosan/Irgasan, conforme sempre me passam vai me ajudar? O rexona antitbacteriano possui triclosan*. Dependendo do grau do odor PODE ajudar, não resolver! Em casos de BROMIDROSE AXILAR CLÁSSICA, nunca! aliás pode até piorar, clique aqui, já que o mesmo é um bacteriostático fraco, em concentações de 1% ou > pode ser bactericida, porém o ESPECTRO DE AÇÃO DELE NÃO FUNCIONA para as bactérias que causam odor, conforme supracitado, além do mais essas, ficam situadas DENTRO DO FOLÍCULO pilo sebáceo, então a eficacia seria reduzida, se desse certo né.
7º) Fórmulas caseiras ajudam? Não! e podem ser perigosas, se der certo, você não tem bromidrose ou é uma pessoas normal* conforme a 1ª resposta dada .
8º) Meu bebê fede a suor / CC, é normal isso?  Em um período de cinco meses de idade feto humano, glândulas apócrinas estão distribuídos por todo o corpo; depois de algumas semanas, eles existem em áreas restritas única, [1], incluindo as axilas e genitália externa.[2].
    1. Kurosumi, Shibasaki & Ito 1984, p. 255.
    2. Ir até:f Edgar Folk Jr, G .; Semken Jr, A. (01 de setembro de 1991). “A evolução das glândulas sudoríparas”. International Journal of Biometeorologia 35 (3): 181. doi:10,1007 /BF01049065. ISSN 0020-7128. Retirado 18 de de Dezembro de 2012. 
9º) O fator psicológico influencia? é evidente que SIM, visto que as g. sudoríparas apócrinas são ativadas por meio de estímulos adrenérgicos, como: medo, fobias, estresse, etc.
É importante fazer um tratamento psicológico/psiquiátrico DEPOIS( QUE FIQUE BEM CLARO), que você resolver o problema da bromidrose.
9º) Quais são os tratamentos disponíveis? (tirando algumas que se dizem curadas por algo, ou espontaneamente, que segundo especialistas, não existe). Depende primacialmente do grau do odor. Tem pessoas que usam irgasan e se dão bem, outras fazem de tudo e nada resolve ( bromidrose axilar clássica), nesse último caso, somente a cirurgia resolverá . Infelizmente existem poucos médicos que realmente entendem do assunto, procurem pesquisar muito sobre isso. A remoção total da região onde ficam as glândulas é a cirurgia mais indicada: ressecção ou exerese; a lipo aspiração, foi a que eu fiz e não recomendo! Tem alguns vídeos em posts mais antigos do meu blog que eu achei de uma clínica no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário